acervo.reheg.fe.br

Acervo de documentos da Rede de Estudos de História da Educação de Goiás

Bem vindo(a) ao acervo documental da Rede de Estudos de História da Educação de Goiás

Os documentos publicados neste site constituem parte dos acervos manuscrito, impresso e fotográfico obtidos junto ao Instituto de Pesquisas e Estudos Sócio-Históricos do Brasil Central (IPEHBC), Arquivo Histórico Estadual de Goiás (AHE-GO), Gabinete Literário Goiano (Cidade de Goiás) e Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e de alguns acervos particulares.

O trabalho com os documentos se constituiu como um dos desdobramentos da pesquisa intitulada Projeto educacional da sociedade goiana do século XIX, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), no período de 2007-2011. Tal trabalho envolveu os procedimentos de leitura, seleção, digitalização, digitação, classificação, descrição e armazenamento dos documentos. Foi realizado por professores, estudantes e demais profissionais vinculados à UFG (FE, CIDARQ), UEG (UnU Inhumas, UnU Goianésia) e Faculdade Estácio de Sá (GO). Para efeito do lançamento oficial deste site, abril de 2013, o acervo reunia cerca 867 itens distribuídos em quatro coleções, totalizando mais de 2.500 páginas de documentos.

Cumpre dizer que a Coleção Museu Virtual da Educação em Goiás se constitui como desdobramento de iniciativa pioneira da Faculdade de Educação no trabalho de digitalização de fontes. Tal trabalho foi lançado em 2002 e é aqui retomado num ato de confiança da respectiva coordenação que transferiu para esta rede a custódia do acervo do projeto “Museu Virtual da Educação em Goiás”.

A rede agradece a colaboração das pessoas representadas pelas diferentes instituições aqui mencionadas, sejam as responsáveis pela guarda dos acervos, sejam aquelas que disponibilizaram as pessoas para a realização das ações deste projeto. Agradecemos à Faculdade de Educação/UFG pela recepção e pelo apoio contínuos a este trabalho, ao CIDARQ (Centro de Informação, Documentação e Arquivo/UFG) pela assessoria técnica valorosa e qualificada e, por fim, agradecemos à FAPEG pelo financiamento do projeto, condição imprescindível para a viabilizacão das ações que resultaram neste produto.

O site da rede adota, para efeito de classificação do seu acervo, o ICA-AtoM, aplicativo para web destinado a apoiar as atividades de Descrição Arquivística em conformidade com os padrões do Conselho Internacional de Arquivos (CIA). O ICA-AtoM é um acrônimo para Access to Memory (Acesso à Memória) e se encontra em versão beta, sendo submetido a testes contínuos.